quinta-feira, 23 de agosto de 2007

RESENHA...

O Choque do Futuro.

Alvin Toffler escreveu o livro O CHOQUE DO FUTURO, que fala sobre o que está acontecendo hoje às pessoas e aos grupos que vêm sendo sufocados por mudanças essas que afetam nossas produções, comunidades, organizações e até mesmo nossos conceitos de amizade e de amor. Fala com maior intensidade sobre o mundo superindustrial que está surgindo, aplicando o cotidiano das famílias de amanhã, no aparecimento de novas tecnologias e negócios, o modo de relacionamento do ser humano, todos eles temporários.
Toffler esclarece como será o mundo de amanhã, destruindo incontáveis clichês dos nossos dias, fazendo com que as pessoas que lêem fiquem com certo medo,das mudanças que poderam ocorrer no futuro.
O velho professor da Universidade de Cornell e antigo consultor da Fundação Russell Sage se lembravam do que falava. “Se você vai a um caixa automático e saca dinheiro, um serviço é prestado e ninguém recebe por ele.” Antes, todo serviço exigia um empregado para fazê-lo. Mas quem mede a pressão com um aparelhinho, em casa, não paga a visita do médico. Software livre, fotos digitais que não carecem de revelação, há uma miríade de funções que não geram mais pagamentos. No entanto, geram valor: o dinheiro na mão, a tranqüilidade de que a pressão vai bem ou a foto da filha soprando a vela de aniversário
Dentre seus livros, dois são clássicos O Choque do Futuro, de 1970, e A Terceira Onda, de 1980. Além de professor e consultor, foi editor Associado de “Fortune”.

Um comentário:

Graci disse...

Lendo a resenha do livro sem saber quando ele foi escrito, não parece que ele é de agora?! :) É isso que o torna mais incrível, pois o livro tem quase 30 anos (deve ter começado há escrevê-lo antes até de 1970) e trata de coisas que muitas pessoas naquela época nem imaginavam e que hoje fazem parte da nossa vida, especialmente depois dos anos 90, com a explosão da Internet! Eu particularmente acho incrível a visão deste autor, recomendo fortemente a leitura de ambos os livros dele!